NÚCLEO CEARENSE DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE A CRIANÇA
Práticas de Cuidado, Buen Vivir e Políticas Públicas
Tem como objetivo construir uma abordagem inicial sobre as categorias Cuidado e Buen Vivir; a partir de referências bibliográficas basilares; desenvolver observações sobre os usos cotidianos do termos cuidar, cuidado, práticas de cuidados e similares, e significações que lhes são atribuídas. Os estudos vêm aprofundando reflexões sobre conceituações atribuídas a Práticas de cuidado e o Buen Vivir, em referências bibliográficas consultadas.
Reflexões sobre a articulação dessas duas categorias vêm sendo igualmente construídas com as conceituações de Políticas Públicas, considerando ser essa última a concretização de práticas de cuidado ou descuido, bem como voltar-se ou não para o alcance Buen Vivir.
Juventude e violência sob o olhar do jovem negro
A pesquisa procurou compreender como jovens negros da periferia de Fortaleza, que enfrentam cotidianamente situações de violência, e até ameaças de morte, significam a forma como são percebidos socialmente, não como vítimas, mas responsáveis pelo aumento da violência O grande desafio deste estudo foi chegar até eles, dado a sua realidade de exclusão social. os recursos metodológicos tradicionais não nos possibilitaram uma aproximação com esses jovens e tivemos que criar alternativas para chegar neles, a equipe passou a se reunir nos espaços que eles frequentavam. Seguindo a noção de necropolitica de Mbembe, compreendemos que a situação de extermínio de jovens negros acontece sem que o Estado adote políticas efetivas de resolução deste grave problema e a sociedade civil não se mobiliza ou se comove com essas mortes. Isto porque são sujeitos vistos como perigosos e inimigos, desqualificados na sua condição de humanos, portanto podem ser eliminados. A pesquisa está em fase de conclusão e elaboração do relatório final e artigo.