NÚCLEO CEARENSE DE ESTUDOS E PESQUISA SOBRE A CRIANÇA
Novas Cores
O Projeto Novas Cores, vinculado ao Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUCEPEC), pertencente ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), exerce atividade de intervenção social há quinze anos com o público infanto-juvenil participantes de projetos ou instituições sociais, educacionais e culturais, embasado nos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em busca da garantia do pleno exercício da cidadania por crianças e adolescente, entende-se como fundamental a apropriação por estes de seus direitos e deveres previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Para trabalhar o ECA de uma forma acessível, interessante e que promova desenvolvimento integral, o projeto optou por utilizar uma linguagem lúdica em sua atuação, sendo o brincar um dos meios empregados nos grupos. A partir de uma perspectiva histórico-cultural, considera-se que o brincar cumpre inúmeras funções que atendem ao objetivo supracitado. Primeiramente, o brincar é uma forma de comunicação da criança com o mundo, por meio da brincadeira, podemos entender melhor quem é aquela criança e como ela se relaciona com o seu contexto. Ela pode recriar situações do cotidiano e promove a construção do pensamento abstrato, a partir daí ela será capaz de compreender de forma mais complexa a realidade e terá melhores subsídios para lidar com ela.
Esta forma lúdica de relação ainda proporciona que a criança expresse e vivencie seus sentimentos e afetos, podendo elaborar formas de lidar com os mesmos. O brincar também dá a possibilidade de a criança ultrapassar sua realidade imediata e transformá-la por meio da imaginação, por exemplo, quando faz de um cabo de vassoura um cavalo. Esta capacidade criativa facilitará uma postura mais ativa frente aos desafios impostos pela vida. Brincando a criança aprende habilidades importantes como seguir regras, relacionar-se com o outro, ter noções de cuidado e apego, etc. Por estas razões, justifica-se a utilização do brincar como importante meio para a construção de uma nova sociabilidade mais humana e igualitária, principalmente quando se pretende atuar com crianças e adolescentes.
